FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA

EXPERIÊNCIAS DOS DOCENTES DO IFES DURANTE O PERÍODO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS

Autores/as

  • Heloiza Qualhano Colégio Samaritano / Instituto Federal do Espírito Santo
  • Adriano Goldner Costa Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i2.2962

Palabras clave:

Ferramentas Tecnológicas., Ensino de biologia., Atividades Pedagógicas Não Presenciais.

Resumen

O presente trabalho foi elaborado a partir de um levantamento das principais ferramentas tecnológicas utilizadas pelos professores de Biologia dos diferentes campi do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, durante as atividades pedagógicas não presenciais no período pandêmico, objetivando destacar a percepção docente quanto à eficácia de seu uso. A metodologia utilizada foi quali-quantitativa, de caráter exploratório, feita a partir de formulários no Google Forms. Após análise dos resultados, foi redigido um E-book com as principais ferramentas tecnológicas citadas nos questionários, visando facilitar a escolha das mesmas para a elaboração dos planos de aula dos professores. As ferramentas videoaulas, videoconferências e WhatsApp foram as mais citadas pelos docentes participantes e, de acordo com as suas percepções, chegou-se à conclusão de que tais ferramentas trouxeram melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem durante o período de ensino remoto.

Publicado

30-10-2024

Cómo citar

QUALHANO, Heloiza; GOLDNER COSTA, Adriano. FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: EXPERIÊNCIAS DOS DOCENTES DO IFES DURANTE O PERÍODO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 70–80, 2024. DOI: 10.36524/saladeaula.v13i2.2962. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2962.. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos similares

11-20 de 145

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.