AULAS PRÁTICAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA A PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA AQUÁTICA

Autores/as

  • ELMYRA BEZERRA RODRIGUES DA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • AMANDA DE BARROS AMADOR UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • SARA GURFINKEL MARQUES DE GODOY MARQUES DE GODOY UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • RONALDO ADRIANO RIBEIRO UNILA
  • JOSÉ EDUARDO MARTINELLI FILHO MARTINELLI FILHO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

DOI:

https://doi.org/10.36524/a419y070

Palabras clave:

Educação Básica, ODS 6, Biodiversidade, Ecossistema aquático, Amazônia

Resumen

As aulas práticas de Ciências têm extrema relevância no processo de aprendizagem, pois possibilita abordar temas diversificados como a biodiversidade e a importância do meio ambiente para os seres vivos. Este trabalho tem como objetivo geral analisar as concepções dos estudantes do 6ª ano do ensino fundamental II de uma escola pública situada na cidade de Belém do Pará acerca da biodiversidade existente em uma gota d’água. A metodologia usada foi uma sequência didática estruturada em aulas expositivas e dialogadas e aulas práticas experimentais de coletas, cultivo e análises de microrganismos. Os resultados da aplicação foram obtidos a partir das representações esquemáticas antes e depois da realização de aulas práticas. As representações apontam uma mudança na aprendizagem sobre alguns seres vivos presentes em uma gota d’água. Como conclusão deste trabalho tem-se que aulas práticas como ferramenta educacional enriquecem a experiência de aprendizado dos estudantes, proporcionando benefícios que vão além do entendimento teórico além sensibilizar e conscientizar na conservação e preservação dos ambientes aquáticos.

Publicado

05-06-2024

Artículos similares

1-10 de 78

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.