EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CENÁRIO CAPIXABA:

EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NO PROGRAMA EDUCIMAT

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1451

Palabras clave:

Educação especial., Aprendizagem matemática, Educação matemática inclusiva, Pesquisas

Resumen

Os estudantes público-alvo da educação especial têm o direito ao acesso, permanência e
aprendizagem na escola. Os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e
Matemática - Educimat, do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, desenvolveram estudos visando
condições favoráveis à aprendizagem matemática desses alunos. Utilizando como metodologia o
mapeamento, o objetivo deste artigo é apresentar as pesquisas voltadas para a aprendizagem matemática
dos estudantes público-alvo da educação especial, demonstrando as contribuições do Educimat no cenário
da educação matemática inclusiva capixaba ao longo dos dez de existência. Os resultados apontam a
diversidade do público contemplado em diferentes níveis e modalidades de ensino, bem como os materiais
potentes para o ensino de matemática, enfatizando que todos podem aprender matemática, desde que esse
direito garantido.

Biografía del autor/a

  • Gisely de Abrêu Corrêa, Colégio Marista Nossa Senhora da Penha

    Mestra em Educação, em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo-IFES (2017). Participou do Grupo de Pesquisas Educação Matemática, História e Diversidades (IFES), de 2015 a 2020, desenvolvendo estudos relacionados à Síndrome de Down e matemática na perspectiva da Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos. Pós graduada como Especialista em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1998) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1994) . Atualmente é coordenadora pedagógica do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Ensino Fundamental.

  • Elcio Pasolini Milli, Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo (Sedu-ES)

    Licenciado em matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), especialista em Educação Inclusiva e Diversidade pelo Centro de Estudos Avançados em Pós-Graduação e Pesquisas, mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo mesmo instituto. É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Educação Profissional (EMEP) e participa do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva (GPEMI). É filiado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), sendo atuante na diretoria regional da SBEM Espírito Santo e membro do GT13 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática dessa mesma sociedade. É professor P-VI da Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo, atuando na E.E.E.F.M Almirante Barroso sendo preceptor do Programa de Residência Pedagógica em parceria com o Ifes campus Vitória. Doutorando do programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, EDUCIMAT. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de materiais didáticos, educação matemática inclusiva e práticas pedagógicas de matemática.

  • Edmar Reis Thiengo, Instituto Federal do Espírito Santo

    Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, onde atua como professor do Curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática ? EDUCIMAT/Ifes. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo ? Ufes, mesma instituição onde tornou-se Mestre em Educação, desenvolvendo pesquisas na área de História da Matemática; Licenciado em Ciências e Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola ? MG. Membro da Comissão Permanente de Ações Afirmativas dos Programas de Pós-Graduação do IFES; foi Coordenador do Curso de Licenciatura do Ifes - campus Vitória (2015-2019); foi Coordenador do Programa de Residência Pedagógica (2018-2019); foi Coordenador da Área de Matemática (2019-2021). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva (GPEMI), desenvolvendo pesquisas em torno do ensino de Matemática a estudantes com necessidades educativas especiais tais como o surdo, cego, baixa visão, síndromes cromossômicas, autismo, deficiência intelectual, altas habilidades/superdotação. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, História e Diversidades (GPEHDi), desenvolvendo pesquisas na área da Educação e Diversidades, particularmente gênero e sexualidade, políticas e práticas pedagógicas. Membro do Grupo de Trabalho 13 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - GT13 da SBEM: Diferença, Inclusão e Educação Matemática.

Publicado

31-03-2022

Cómo citar

DE ABRÊU CORRÊA, Gisely; PASOLINI MILLI, Elcio; REIS THIENGO, Edmar. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CENÁRIO CAPIXABA:: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NO PROGRAMA EDUCIMAT. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 15, 2022. DOI: 10.36524/saladeaula.v11i1.1451. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1451.. Acesso em: 22 nov. 2024.

##plugins.generic.dates.received##

16-10-2021

##plugins.generic.dates.accepted##

13-12-2021

##plugins.generic.dates.published##

31-03-2022

Artículos similares

1-10 de 118

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.