“PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM MEIO A PANDEMIA DO COVID-19”: UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NATURAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1448Palabras clave:
Metodologias ativas, Aprendizagem, Ensino de CiênciasResumen
Este artigo tem como objetivo, discutir o uso das metodologias ativas através das ferramentas disponíveis pela plataforma Google for education, no ensino de ciências em meio a pandemia do coronavírus. A partir de atividades propostas através do Google Forms, com inserção de imagens e vídeos, pretende-se que os estudantes passem de simples memorizadores de conteúdos, garantindo autonomia e interação com as ferramentas tecnológicas. O projeto foi desenvolvido com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município da Viana, e envolveu a construção de formulários do Google, ao alcance de alunos e famílias, na utilização das ferramentas tecnológicas, a fim de minimizar os impactos provocados pela pandemia no processo de aprendizagem. Pretende-se que esta prática sirva de exemplo para outros professores, visto o caráter emergencial do momento, que exige um reinventar da educação e de nossas práticas pedagógicas, podendo então ser replicada em diversas disciplinas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.