INVESTIGAÇÃO DO CONCEITO DE DIVISIBILIDADE COM ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, UTILIZANDO RECURSOS REMOTOS.

Autores/as

  • LUIZ PAULO TEIXEIRA DE SOUSA INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1418

Palabras clave:

Divisibilidade. Formação inicial. Matemática para o ensino.

Resumen

Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada como parte das ações do (NOME DO GRUPO DE PESQUISA), vinculado à pesquisa Formação de Professores e Profissionalização na Formação do Professor que Ensina Matemática. Nele, retratam-se momentos de um estudo realizado com alunos de uma turma de licenciatura em Matemática, cujo objetivo foi discutir o conceito de divisibilidade numa perspectiva de uma matemática para o ensino. O estudo foi marcado por uma abordagem metodológica nos moldes do Concept Study, de Brent Davis e seus colaboradores, a qual se desenvolveu de forma remota devido ao isolamento social imposto pela pandemia. Essa metodologia configura-se como uma proposta de formação de professores que envolvem discussões coletivas centradas em um conceito matemático, colaboração e valorização da cultura matemática dos sujeitos envolvidos em busca da construção de uma matemática para o ensino. Os resultados apontam a necessidade e importância da construção coletiva de saberes voltados para o ensino na formação inicial do professor de matemática, articulando saberes científicos e escolares.

Publicado

25-04-2023

Cómo citar

TEIXEIRA DE SOUSA, LUIZ PAULO. INVESTIGAÇÃO DO CONCEITO DE DIVISIBILIDADE COM ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, UTILIZANDO RECURSOS REMOTOS. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 11, n. 1, 2023. DOI: 10.36524/saladeaula.v11i1.1418. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1418.. Acesso em: 21 nov. 2024.

##plugins.generic.dates.received##

08-10-2021

##plugins.generic.dates.accepted##

13-12-2021

##plugins.generic.dates.published##

25-04-2023

Artículos similares

1-10 de 134

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.