INVESTIGAÇÃO DO CONCEITO DE DIVISIBILIDADE COM ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, UTILIZANDO RECURSOS REMOTOS.
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1418Palabras clave:
Divisibilidade. Formação inicial. Matemática para o ensino.Resumen
Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada como parte das ações do (NOME DO GRUPO DE PESQUISA), vinculado à pesquisa Formação de Professores e Profissionalização na Formação do Professor que Ensina Matemática. Nele, retratam-se momentos de um estudo realizado com alunos de uma turma de licenciatura em Matemática, cujo objetivo foi discutir o conceito de divisibilidade numa perspectiva de uma matemática para o ensino. O estudo foi marcado por uma abordagem metodológica nos moldes do Concept Study, de Brent Davis e seus colaboradores, a qual se desenvolveu de forma remota devido ao isolamento social imposto pela pandemia. Essa metodologia configura-se como uma proposta de formação de professores que envolvem discussões coletivas centradas em um conceito matemático, colaboração e valorização da cultura matemática dos sujeitos envolvidos em busca da construção de uma matemática para o ensino. Os resultados apontam a necessidade e importância da construção coletiva de saberes voltados para o ensino na formação inicial do professor de matemática, articulando saberes científicos e escolares.
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