PROBABILIDADE SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICA E SUA RELAÇÃO COM A BNCC SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1388

Palabras clave:

Probabilidade, História da Probabilidade, BNCC, Ensino Fundamental, Sequências Didáticas

Resumen

Este artigo tem como objetivo abordar o contexto histórico da Probabilidade enquanto conhecimento no campo da Matemática, com bases em Wussing (1998), Coutinho (2007), Viali (2008), dentre outros, para fundamentar a sua importância e presença ainda hoje nos anos finais do Ensino Fundamental. Ademais, apresentamos a maneira como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017) formula os conhecimentos e habilidades deste conteúdo, a fim de sugerir atividades e sequências didáticas voltadas especificamente para cada um dos anos desse nível educacional. O trabalho com as noções probabilísticas possibilita que os alunos fomentem a tomada de decisões e previsões quanto a determinadas ocorrências, postura desejada no desenvolvimento de um cidadão crítico e atuante em seu meio social.

Publicado

31-03-2022

Cómo citar

PINTO MOREIRA, Wanderson; ARANTES SAD, Ligia; AMORIM COSTA, Mariana. PROBABILIDADE SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICA E SUA RELAÇÃO COM A BNCC SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 13, 2022. DOI: 10.36524/saladeaula.v11i1.1388. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1388.. Acesso em: 25 nov. 2024.

##plugins.generic.dates.received##

07-10-2021

##plugins.generic.dates.accepted##

14-02-2022

##plugins.generic.dates.published##

31-03-2022

Artículos similares

41-50 de 132

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.