O JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

UMA PROPOSTA PARA REVISAR NÚMEROS PRIMOS E COMPOSTOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v10i1.1172

Palabras clave:

Jogos, Ensino de Matemática na EJA, Números Primos e Compostos

Resumen

Este artigo apresenta uma experiência com o Jogo de Perguntas e Respostas, confeccionado e utilizado para revisar o conteúdo de Números Primos e Compostos, em uma turma da 6ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública em Marataízes – ES. De natureza qualitativa, os dados foram produzidos no decorrer da etapa de regência do Estágio Supervisionado IV, do Curso Superior de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Cachoeiro de Itapemirim/ES. Constatou-se que o referido Jogo auxiliou os jovens e adultos a revisarem o conteúdo estudado, de forma descontraída, dinâmica e atrativa. Ainda, verificou-se que os Jogos, no geral, têm grande potencial educativo, se pensados e utilizados com objetivos pedagógicos.

Biografía del autor/a

  • Mylena Simões Campos, IFES

    Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santos (IFES) campus Cachoeiro de Itapemirim. Pós graduanda em Práticas Pedagógicas pelo IFES.

  • Maiara Alves Adame, Centro Universitário Faveni

    Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Cachoeiro de Itapemirim.  Pós graduanda em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Faveni.

  • Jorge Henrique Gualandi , IFES

    Possui Habilitação profissional em Magistério pela Escola de 2º Grau Dr "Rage Miguel, graduação em Licenciatura em Matemática pela FAFILE/UEMG - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Carangola/ Universidade do Estado de Minas Gerais,  Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC-MG e Doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP . Atualmente é professor do Ifes - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cachoeiro de Itapemirim . Professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES - campus de Alegre. Membro do grupo de pesquisa GPEA- Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica - PUC/SP, membro do grupo de pesquisa GEPEM-ES - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática do Espírito Santo e líder do grupo de pesquisa GPEMES - Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Fundamentos de Matemática, Ensino de Geometria ,e Ensino de Álgebra. Possuindo experiência em Formação Inicial e Continuada para Professores que Ensinam Matemática.

  • Pollyana dos Santos, IFES

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) Campus Guarapari e leciona no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT), Ifes Campus Vitória. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, medidas socioeducativas, políticas públicas de juventude, educação em espaços de privação de liberdade, formação de professores.

Publicado

03-08-2021

Cómo citar

SIMÕES CAMPOS, Mylena; ALVES ADAME, Maiara; GUALANDI , Jorge Henrique; DOS SANTOS, Pollyana. O JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA PARA REVISAR NÚMEROS PRIMOS E COMPOSTOS . Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 29–41, 2021. DOI: 10.36524/saladeaula.v10i1.1172. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1172.. Acesso em: 23 nov. 2024.

##plugins.generic.dates.received##

23-04-2021

##plugins.generic.dates.accepted##

28-05-2021

##plugins.generic.dates.published##

03-08-2021

Artículos similares

111-120 de 145

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.