Alfabetização Científica na Educação Infantil: Uma Proposta de Sequência didática para o Ensino de Pré-História
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i1.709Keywords:
Alfabetização Científica. Aula de Campo. Educação Infantil. Espaços Não-Formais de Educação. Pré-história.Abstract
A Educação Infantil configura-se de acordo com a Base Nacional Comum Curricular como sendo a primeira etapa da Educação Básica onde o processo educacional tem início. A Base Nacional Comum Curricular estabelece direitos de aprendizagens que são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Estes direitos de aprendizagem asseguram condições para que os alunos aprendam a partir de diferentes vivências, desenvolvendo um papel ativo em ambientes onde possam construir significados e serem provocados a resolver determinadas situações. Sendo assim, para essa pesquisa têm-se como objetivo geral propor uma Sequência Didática para a Educação Infantil sobre a temática “Pré-História” e, como objetivo específico, analisar a contribuição desta Sequência Didática na busca pela Alfabetização Científica dos alunos da respectiva etapa. Caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, teórico empírica, descritiva, baseada na análise documental utilizando a Base Nacional Comum Curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e trabalhos acadêmicos obtidos através de pesquisas no Google Acadêmico. Entre as metodologias sugeridas na Sequência Didática, propôs-se uma roda de conversa, uma aula de campo a Gruta do Limoeiro. A mesma foi dividida em três momentos: pré-campo, campo e pós-campo, e por fim, propôs-se a confecção de uma maquete e de um desenho de memória. A partir do estudo realizado, verificou-se em cada uma das etapas da Sequência Didática há a possibilidade de se trabalhar com alunos da Educação Infantil a temática Pré-História, através da utilização dos Espaços Não-Formais de Educação, o que impactaria de modo positivo a participação dos alunos, além de possibilitar o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagens propostos nos documentos analisados.
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