A SALA DE AULA INVERTIDA COMO ALTERNATIVA INOVADORA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

THE FLIPPED CLASSROOM AS AN INNOVATIVE ALTERNATIVE FOR PRIMARY EDUCATION

Authors

  • Luiz Gustavo da Silva Bispo Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe
  • Lucas Antônio Feitosa de Jesus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe
  • Rodrigo Bozi Ferrete Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe
  • Ronney Marcos Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v8i2.595

Keywords:

Educação Básica, Metodologia Ativa, Sala de Aula Invertida, Tecnologias Digitais

Abstract

Este artigo trata das metodologias ativas de aprendizagem, especificamente a sala de aula invertida e o que ela pode significar no processo de ensino-aprendizagem. Essa abordagem é conhecida como Flipped Classroom, na qual o aluno tem contato com o conteúdo escolar antes de estar na sala de aula, fazendo uso da internet como recurso de aprendizado. Pautou-se numa pesquisa bibliográfica, seguido de um estudo de caso sobre o uso da metodologia em sala de aula, na qual fizemos a articulação das ideias de respeitados autores que tratam de metodologias ativas e inversão da sala de aula. O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da Rede Estadual de Sergipe, em cinco turmas de Língua Portuguesa da terceira série do Ensino Médio. Através do trabalho desenvolvido, percebemos o interesse dos alunos, quando elogiavam o fato de já irem à aula sabendo o que seria discutido, o que nos fazia ganhar tempo para as discussões, como também para amadurecê-las, elevando o rendimento dos estudantes. Desde 2017, que as notas de redação das turmas, em avaliações internas e externas, cresceram exponencialmente, comprovando mais uma vez a eficácia do método.

Published

24-04-2020

How to Cite

ANDRADE, Luiz Gustavo da Silva Bispo; JESUS, Lucas Antônio Feitosa de; FERRETE, Rodrigo Bozi; SANTOS, Ronney Marcos. A SALA DE AULA INVERTIDA COMO ALTERNATIVA INOVADORA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: THE FLIPPED CLASSROOM AS AN INNOVATIVE ALTERNATIVE FOR PRIMARY EDUCATION. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 4–22, 2020. DOI: 10.36524/saladeaula.v8i2.595. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/595.. Acesso em: 23 nov. 2024.

Similar Articles

71-80 of 145

You may also start an advanced similarity search for this article.