A História Contada além dos Livros: A Contribuição dos Espaços Não Formais de Educação para a Construção e Preservação da Memória Social

Authors

  • ERLANE CORREA DE PAULA IFES

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i1.501

Keywords:

Espaço de educação não formal. Alfabetização científica. Sequência Didática. Séries iniciais. História

Abstract

Esta pesquisa buscou ampliar a didática para o ensino da disciplina de História no 3º ano do Ensino Fundamental I. Dessa forma, essa pesquisa buscou compreender como a aprendizagem de conteúdos da disciplina de História sobre o município de Venda Nova do Imigrante-ES pode ser problematizada e desenvolvida a partir dos diálogos construídos durante a visitação e a observação de diferentes espaços de educação não formal do município. A pesquisa sugere a realização de um circuito agroeducativo Histórico-cultural como ferramenta pedagógica e a utilização de visitas mediadas a espaços de educação não formal. A proposta foi desenvolvida em formato de sequência didática de acordo com o processo EAR - elaboração, aplicação e reelaboração e sugere ainda um instrumento de validação. Desse modo foi realizada uma análise documental e um estudo bibliográfico que objetivou compreender como os espaços de educação não formal contribuem para a aprendizagem dos conteúdos da disciplina de História. Esse estudo concluiu que a utilização de espaços não formais de educação pode promover a aprendizagem dos conteúdos de História para o os anos iniciais do Ensino Fundamental I.

Published

17-08-2020

How to Cite

CORREA DE PAULA, ERLANE. A História Contada além dos Livros: A Contribuição dos Espaços Não Formais de Educação para a Construção e Preservação da Memória Social. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 79–88, 2020. DOI: 10.36524/saladeaula.v9i1.501. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/501.. Acesso em: 25 nov. 2024.

Received

10-02-2020

Accepted

22-06-2020

Published

17-08-2020

Similar Articles

1-10 of 145

You may also start an advanced similarity search for this article.