FLORES E AMBIENTE: O LABORATÓRIO VIVO COMO ESPAÇO DE DISCUSSÃO DAS ASSOCIAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i3.3192

Keywords:

Alfabetização científica, CTS/CTSA, LABORATÓRIO VIVO, SEXUALIDADE

Abstract

O presente trabalho apresenta as contribuições de uma oficina realizada no Laboratório Vivo, focada na temática da sexualidade através do sistema reprodutor das plantas, associando partes da planta ao corpo humano e debatendo tabus sociais. Utilizando a abordagem CTS/CTSA, busca-se a alfabetização científica de maneira problematizadora e consciente, conforme a Educação Ambiental Crítica preconiza. A metodologia incluiu a análise crítica de um texto com questões sócio-científicas, a organização do conhecimento apresentando conceitos necessários para a oficina, e a aplicação prática desse conhecimento. Os resultados, observados nos debates e comentários dos participantes, sugerem que tal oficina não apenas facilita a compreensão de conceitos biológicos, mas também promove a reflexão crítica sobre tabus sociais, proporcionando uma compreensão mais aprofundada das questões científicas e sociais, e suas implicações morais, éticas, ambientais e econômicas.

Author Biography

  • Fernanda Santana Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes)

    Lattles: http://lattes.cnpq.br/5265837431374048
    Graduação: Letras Português e Pedagogia
    Mestrado: Educação em Ciências e matemática
    Doutorado:

Published

05-07-2025

How to Cite

SANTANA SANTOS, Fernanda; FERREIRA LOBINO, Maria das Graças. FLORES E AMBIENTE: O LABORATÓRIO VIVO COMO ESPAÇO DE DISCUSSÃO DAS ASSOCIAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 83–92, 2025. DOI: 10.36524/saladeaula.v14i3.3192. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/3192.. Acesso em: 2 aug. 2025.

Similar Articles

1-10 of 49

You may also start an advanced similarity search for this article.