FLORES E AMBIENTE: O LABORATÓRIO VIVO COMO ESPAÇO DE DISCUSSÃO DAS ASSOCIAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i3.3192Palavras-chave:
Alfabetização científica, CTS/CTSA, LABORATÓRIO VIVO, SEXUALIDADEResumo
O presente trabalho apresenta as contribuições de uma oficina realizada no Laboratório Vivo, focada na temática da sexualidade através do sistema reprodutor das plantas, associando partes da planta ao corpo humano e debatendo tabus sociais. Utilizando a abordagem CTS/CTSA, busca-se a alfabetização científica de maneira problematizadora e consciente, conforme a Educação Ambiental Crítica preconiza. A metodologia incluiu a análise crítica de um texto com questões sócio-científicas, a organização do conhecimento apresentando conceitos necessários para a oficina, e a aplicação prática desse conhecimento. Os resultados, observados nos debates e comentários dos participantes, sugerem que tal oficina não apenas facilita a compreensão de conceitos biológicos, mas também promove a reflexão crítica sobre tabus sociais, proporcionando uma compreensão mais aprofundada das questões científicas e sociais, e suas implicações morais, éticas, ambientais e econômicas.
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