A RELEVÂNCIA DOS PRODUTOS EDUCACIONAIS NOS PROGRAMAS PROFISSIONAIS

RECURSOS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Authors

  • Stephani Bertulani Lourencini Instituto Federal do Espírito Santo
  • Gesica Guedes de Santana Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i2.2958

Keywords:

Produtos Educacionais. Programas Educacionais. Educação Especial. Formação de Professores.

Abstract

O presente artigo versa sobre a relevância dos produtos educacionais desenvolvidos em um 
programa profissional em educação e seus impactos na prática pedagógica dos professores na área da 
educação especial em uma perspectiva inclusiva no período de 2017-2022. Assim, apresenta como objetivo 
discutir os impactos desses produtos educacionais no trabalho docente, bem como suas implicações no 
estabelecimento de novas concepções e metodologias de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa 
qualitativa e de cunho bibliográfico, o estudo está ancorado na perspectiva teórica de Nóvoa (1991; 2017; 
2022). Os produtos selecionados encontram-se dentro do tema formação continuada de professores na área 
da educação especial em uma perspectiva inclusiva. Os resultados revelam que produtos educacionais são 
recursos que podem contribuir com o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais potentes e com o 
desenvolvimento de novas percepções sobre a educação especial e a inclusão de alunos público-alvo da 
educação especial nos sistemas de ensino. Tais produtos são reconhecidos como importantes por 
emergirem das problemáticas que envolvem o cotidiano escolar por meio da pesquisa engajada.

Published

30-10-2024

How to Cite

BERTULANI LOURENCINI, Stephani; GUEDES DE SANTANA, Gesica. A RELEVÂNCIA DOS PRODUTOS EDUCACIONAIS NOS PROGRAMAS PROFISSIONAIS: RECURSOS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 48–57, 2024. DOI: 10.36524/saladeaula.v13i2.2958. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2958.. Acesso em: 24 nov. 2024.

Similar Articles

31-40 of 144

You may also start an advanced similarity search for this article.