JOGO INTERATIVO “O LIXO E SUAS CONSEQUÊNCIAS” COM USO DE METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM
UM TEMA TRANSVERSAL POR MEIO DA SALA DE AULA INVERTIDA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i2.2955Keywords:
Metodologias Ativas, Aprendizagem, Sustentabilidade, Lixo.Abstract
Atualmente novas metodologias ativas vêm sendo abordadas como meios alternativos para a sua implantação e conscientização no âmbito escolar, e estas abordagens têm se tornado cada vez mais importantes. Sendo assim, propomos o Jogo “O lixo e suas consequências” para aplicação como tema transversal para crianças do 5º ao 9º ano do ensino fundamental II, com idades de 10 e 14 anos, com a proposta de ser aplicado como Metodologia ativa, dentro da proposta de sala de aula invertida, no qual por meio do jogo os alunos terão acesso ao conteúdo, e concluindo as fases do mesmo estarão aptos a realizar as atividades posteriores sobre o assunto. Este trabalho tem por objetivo geral, aplicar um jogo como parte de uma metodologia ativa de aprendizagem voltado para alunos do ensino fundamental II, dentro do contexto da coleta seletiva de resíduos e a sua importância para o meio ambiente, podendo ser considerado como tema transversal. A escolha do tema do jogo, foi por se tratar de um tema integrador, e ser um problema crescente dentro da sociedade já que o lixo é um problema global que reflete na população, e pode causar inúmeros impactos ao meio ambiente. Cada vez mais o consumismo exacerbado acarreta no acúmulo de resíduos sólidos urbanos no meio ambiente. Um assunto importante visto o impacto que a produção de lixo gera na natureza.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.