PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS NAS DIMENSÕES PESSOAL, FAMILIAR E SOCIAL, POR ESTUDANTES DA EJA POR MEIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS ENVOLVENDO EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR.

Authors

  • Ana Paula Rodrigues da Costa Ifes Campus Vitória
  • Solange Taranto de Reis
  • Rodolfo Chaves

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1457

Keywords:

Educação Financeira Escolar. Educação de Jovens e Adultos. Produção de significados. Dimensões sociais.

Abstract

Este artigo traz um recorte de pesquisa em desenvolvimento pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, que tem poro bjetivo analisar os significados produzidos com os alunos de EJA, por meio de práticas educativas que envolveram dimensões pessoal, familiar e social, em uma proposta de Educação Financeira Escolar. Como aporte epistemológico temos o Modelo dos Campos Semânticos, com raízes na pesquisa-ação, entendendo que as propostas de compartilhamento de espaços comunicativos e de dialogicidade, advindas, respectivamente, de Romulo Campos Lins e de Paulo Freire são fundamentais aos processos de ensino e de aprendizagem. Para o desenvolvimento das práticas, utilizou-se a Teoria da Atividade, com vistas à elaboração das Práticas Educativas Investigativas. Como resultado pretende-se desenvolver um produto educacional em formato de guia didático.

Published

31-03-2022

How to Cite

RODRIGUES DA COSTA, Ana Paula; TARANTO DE REIS, Solange; CHAVES, Rodolfo. PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS NAS DIMENSÕES PESSOAL, FAMILIAR E SOCIAL, POR ESTUDANTES DA EJA POR MEIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS ENVOLVENDO EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 14, 2022. DOI: 10.36524/saladeaula.v11i1.1457. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1457.. Acesso em: 24 nov. 2024.

Received

18-10-2021

Accepted

04-02-2022

Published

31-03-2022

Similar Articles

41-50 of 144

You may also start an advanced similarity search for this article.