EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE ESTUDANTES SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v10i1.1114Keywords:
Cultura Surda, Surdos, Inclusão, Libras, Educação MatemáticaAbstract
Este artigo tem por objetivo relatar o envolvimento de dois estudantes surdos vinculados ao ensino médio regular de uma instituição federal de ensino do Espírito Santo na semana da matemática. O trabalho foi apresentado nesse evento por alunos surdos cujo objetivo foi trabalhar o conceito de função, em Libras, para alunos surdos, muito embora tenha ocorrido enorme participação de alunos ouvintes na apresentação do trabalho na semana da matemática. A metodologia adotada é de natureza qualitativa configurando-se um estudo de caso e os dados foram obtidos a partir das observações descritas em um diário de bordo. Com base nessa pesquisa, pode-se afirmar que os surdos envolvidos nesta pesquisa tiveram um excelente desempenho ao ser protagonista do processo e ao expor suas experiências aos participantes, surdos e ouvintes, sendo esta prática essencial para se reconhecerem enquanto sujeitos surdos, evidenciando aspectos relacionados à sua cultura e seu papel na difusão da mesma, junto à comunidade ouvinte.