JARDINS TERAPÊUTICOS E HORTAS URBANAS: ARTICULANDO SAÚDE E AMBIENTE NO TERRITÓRIO VIVIDO NA FORMAÇÃO DE ECOEDUCADORES A PATIR DO LABORATÓRIO VIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i3.3220

Palavras-chave:

Práticas integrativas e complementares. Plantas medicinais. Jardins terapêuticos. Laboratório Vivo.

Resumo

O relato em tela refere-se a parceria formativa entre Saúde e Educação no território vivido que há décadas acontece em Vitória/ES, em torno de um ponto comum: as plantas medicinais. No início o Programa de Extensão Integração da Universidade com o ensino de 1º grau (MEC/SENESU/FNDE) Alternativas para o ensino de Ciências Naturais articulou-se com o Programa municipal de Fitoterapia. Sua implementação se deu em escolas, unidades básicas de saúde, movimentos comunitários e espaços acadêmicos de pós-graduação em processos formativos inter/transdisciplinares articulando conhecimentos populares e científicos inovadores. As raízes e sementes desse trabalho brotaram no cotidiano da cidade de Vitória como foi o Coletivo Educador Ambiental (2006-2011).  Em 2023 realizou-se a Formação de eco educadores no âmbito Laboratório Vivo segundo edital nº 06/2023-Ifes/VV apoiado pela FAPES na Cidade de Inovação com dez oficinas temáticas, sendo uma delas sobre Práticas integrativas e complementares para promoção da saúde no SUS (PICS) fruto da referida parceria.  

Biografia do Autor

  • Henriqueta Tereza do Sacramento, Semus/PMV

    Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (1982), especialização em Homeopatia(IHB-RJ), Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO-ES) , Gestão em Serviços e Sistemas de saúde ( UFES) e Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (2015). Doutoranda em Saúde Coletiva do Programa de pós graduação em Saúde Coletiva da UFES, desde março de 2021.Professora da Disciplina Tratamentos naturais no CCS da FAESA (2001-2017), e professora assistente da Disciplina Saúde Coletiva- Módulo Medicina e comunidade da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória desde 2017. Atua como médica nos serviços públicos desde 1985, quando assumiu a Divisão de Medicina Social na SEMUS de Cachoeiro de Itapemirim. Em 1986, assumiu o Projeto de Hortas medicinais nas Unidades de saúde nos Distritos de Pacotuba e Córrego dos Monos em Cachoeiro de Itapemirim/ES, sendo a pioneira na implantação das Hortas medicinais nos serviços de saúde pública no Estado do ES. Em 1989 iniciou seu trabalho na Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, sendo idealizadora do projeto Hortas medicinais nas Unidades de saúde e do Programa de Fitoterapia que coordena até os dias atuais. Criou e presidiu ASSOCIOFITO- Associação nacional de fitoterapia em serviços públicos desde 1997. Foi membro da Subcomissão de assessoramento técnico em fitoterápicos da ANVISA de 1999 a 2001. Membro do Grupo técnico consultor que elaborou a Proposta da Politica Nacional de plantas medicinais e fitoterápicos e convidada para participar do GT que elaborou a PNPIC. Tem experiência na área de Medicina com ênfase em Fitoterapia, Homeopatia, serviços públicos e atenção primária em saúde. Atua com Referência técnica em Práticas integrativas e complementares em Saúde na Secretaria Municipal de Saúde de Vitória desde 2013.Participou da disciplina Tópicos Especiais em Política e Gestão I e II - Transdisciplinaridade: Um Encontro de Ideias e Sentidos (PSC 2241), do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), ministrando o conteúdo Biopolítica e PICS, nas ofertas de 2018, 2019 e 2020. . Atua também à convite de ; a): reuniões científicas: PICS e suas interfaces educação e saúde, como Referência Técnica da SEMUS-Vitória; b)Ciclo de Debates: XVIII (PICS e SM em 2018), XIX (PICS integração ensino-serviço em 2019) e XX (Tema: RedePICS ES em 2020), como palestrante e c)Visitas Técnicas: mediadora da discussão sobre PICS e Interprofissionalidade para graduandos e pós-graduandos da área da saúde. É Membro articuladora das REDES PICS BRASIL, REDE PICS SUDESTE, e fundadora da REDE PICS ES desde 2015.È diretora de Saúde Pública da SOBRAFITO ( Sociedade Brasileira de Fitomedicina) ; Articuladora e fundadora do COLETIVO FITOTERAPIA DO BRASIL; Membro da Associação Médica de MG e da Associação Brasileira de Homeopatia- Setor Saude Pública. Membro do iPICS ( Núcleo de investigação em PICS do CCS/UFES ; do GT PICS da Sociedade Brasileira de medicina de família e comunidade e da Associação capixaba de médicos de família e comunidade e do GT Racionalidades médicas/PICS da ABRASCO. Autora de diversos manuais sobre USO DE PLANTAS MEDICINAIS e do LIVRO PLANTAS QUE DÃO VIDA. Palestrante convidada em centenas de Lives e eventos científicos sobre PICS e Fitoterapia; Professora convidada para Cursos livres e de especialização em Fitoterapia e PICS em várias instituições públicas e Universidades. Terapeuta comunitária integrativa pelo MISMEC-DF. Coordenadora do Projeto de extensão Fitoterapia na APS no Curso de medicina da Emescam-ES) (Texto informado pelo autor)

     Certificado pelo autor em 15/12/2024.

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Publicado

05-07-2025

Como Citar

DO SACRAMENTO, Henriqueta Tereza; FERREIRA LOBINO, Maria das Graças. JARDINS TERAPÊUTICOS E HORTAS URBANAS: ARTICULANDO SAÚDE E AMBIENTE NO TERRITÓRIO VIVIDO NA FORMAÇÃO DE ECOEDUCADORES A PATIR DO LABORATÓRIO VIVO. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 55–68, 2025. DOI: 10.36524/saladeaula.v14i3.3220. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/3220.. Acesso em: 2 ago. 2025.

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