CAMINHOS PARA A EQUIDADE:
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ELETIVA SOBRE CULTURA E LUTA ANTIRRACISTA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2582Palavras-chave:
Equidade, Educação antirracista, Diversidade, CulturaResumo
O presente artigo relata uma experiência sobre uma eletiva com a temática de educação étnico-racial para o ensino médio, que tem como objetivo geral sensibilizar os alunos sobre a importância de combater o racismo e promover a conscientização sobre a diversidade. Os principais conceitos abordados foram a cultura afro-brasileira, os movimentos negros, o colorismo e ações afirmativas. Os fundamentos pedagógicos para a orientação das atividades foram extraídos principalmente do construtivismo piagetiano e da pedagogia freiriana. Tentou-se priorizar o uso de metodologias ativas, a interatividade, a pesquisa e os debates. Tertúlias de obras significativas, um debate sobre personalidades negras célebres e uma sessão de cinema complementam a disciplina. A conclusão destaca os excelentes resultados da eletiva, promovendo reflexões sobre o cotidiano e o compartilhamento de vivências sob uma perspectiva histórica e cultural.