CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL CRÍTICA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1449Palavras-chave:
Educação Patrimonial, Patrimônio Cultural, Formação de Professores, Patrimônio e Criticidade, Interdisciplinaridade.Resumo
Este artigo expõe o resultado de um curso de formação continuada, realizado com os professores da educação básica do Município de Vila Velha, Espírito Santo, Brasil, tendo como foco discutir pressupostos da Educação Patrimonial Crítica e fornecer subsídios para potencializar os espaços da cidade como espaços educativos, com o intuito de promover o exercício da cidadania e a consciência de preservação do patrimônio local. De forma a fundamentar a investigação, foram estabelecidos diálogos com a pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural. A pesquisa empregada foi qualitativa e a pesquisa-ação foi escolhida como prática metodológica por proporcionar a perspectiva processual da investigação, o diálogo e a troca de saberes entre os participantes. A experiência permitiu uma conexão entre as disciplinas envolvidas, rompendo os paradigmas da educação tradicional e um trabalho crítico e contextualizado com o patrimônio coletivo da cidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.