UMA INVESTIGAÇÃO DOS RELATOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A RADIOATIVIDADE E A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA CIÊNCIA: UMA ANÁLISE À LUZ DA HISTÓRIA E NATUREZA DAS CIÊNCIAS (HNC)

Autores

  • Ingryd Soares da Costa Pereira Instituto Federal do Espírito Santo Campus Vila Velha, 29106-010 Vila Velha – ES, Brasil
  • Laís Jubini Callegario Instituto Federal do Espírito Santo Campus Piúma, 29285-000 Piúma – ES, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2420

Palavras-chave:

Radioatividade, História das Ciências, Mulheres nas Ciências, Investigação

Resumo

O artigo aborda a relevância do ensino da radioatividade e da História e Natureza das Ciências (HNC), assim como a participação feminina nas ciências, para estudantes do ensino médio. O estudo investigou os relatos de 43 alunos de uma escola pública do Espírito Santo. Para alcançar esse propósito, foram analisadas as respostas de um questionário e os relatos dos discentes durante a realização de uma atividade, a qual consistiu na leitura e discussão de um texto ilustrado sobre a história dos Pequenos Curies, aparelhos móveis de radiografia levados aos fronts de batalha durante a Primeira Guerra Mundial por Marie Curie e outras mulheres. Os resultados revelaram que os alunos estão interessados em aprender sobre a história da radioatividade e reconhecem sua importância. No entanto, constatou-se que a HNC não é amplamente incorporada no ensino desse tema. Os alunos demonstraram ser favoráveis a adquirir conhecimentos sobre a história e as contribuições das mulheres cientistas. A atividade proposta foi bem recebida por eles, porém perceberam que o número de mulheres cientistas ao longo da história não se equipara ao número de homens cientistas.

The research methodology explores the use of the history of science and the role of women in teaching radioactivity.

Downloads

Publicado

25-03-2024

Como Citar

UMA INVESTIGAÇÃO DOS RELATOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A RADIOATIVIDADE E A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA CIÊNCIA: UMA ANÁLISE À LUZ DA HISTÓRIA E NATUREZA DAS CIÊNCIAS (HNC). (2024). Revista Ifes Ciência , 10(2), 01-15. https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2420

Artigos Semelhantes

261-270 de 272

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.