DIMENSIONAMENTO AMOSTRAL PARA FRUTOS EM CULTIVARES COMERCIAIS DE MAMOEIRO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v6i4.417Palavras-chave:
Carica papaya L., tamanho amostral, reamostragem, bootstrap.Resumo
O objetivo deste trabalho foi estimar o tamanho de amostra (número de frutos) necessário para avaliar os caracteres, massa de frutos (g) e teor de sólidos solúvéis (°Brix), em cultivares comerciais de mamoeiro THB, Golden, Tainung e UENF/Caliman 01, por meio da técnica bootstrap de simulação por reamostragens. Para as simulações foram utilizados 75 frutos de cada cultivar estudado. Os resultados encontrados indicaram tamanhos maiores de amostra para o estudo do caractere massa de frutos, que variou de 48 frutos para o cultivar THB, à 29 frutos para o cultivar UENF/Caliman 01, ambos com erro de estimação de 5% da média.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).