EFICIÊNCIA DE IRRIGAÇÃO EM LAVOURAS DE CAFEEIROS CONILON NA REGIÃO CENTRO SERRANA DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v6i3.868Palavras-chave:
gotejamento, uniformidade, Coffeea canephora, avaliaçãoResumo
O café representa a principal fonte de renda dos produtores rurais de São Roque do Canaã, porém o município apresenta restrição hídrica ao cafeeiro devido à baixa e irregular distribuição de chuvas. Fato que implica na adoção de sistemas de irrigação para suprir as exigências hídricas do cafeeiro, onde é utilizado principalmente do tipo localizada por gotejamento. Porém, identifica-se a ausência de limpeza, manutenção e avaliações nestes sistemas de irrigação, o que reduz a eficiência e uniformidade de aplicação de água. Diante do exposto, objetivou-se com a realização deste trabalho, avaliar o desempenho de sistemas de irrigação localizada por gotejamento no município de São Roque do Canaã, visando determinação da uniformidade e eficiência de aplicação de água. Foram avaliados sistemas de irrigação em dez propriedades no município. Com base nos resultados obtidos, foram determinados e classificados o Coeficiente de Uniformidade de Christiansen (CUC), o Coeficiente de Uniformidade de Distribuição (CUD), Coeficiente de Uniformidade Estatística (Us) e Eficiência de aplicação (Ea). Os sistemas de irrigação localizada por gotejamento apresentaram baixa uniformidade de aplicação de água, sendo necessário que algumas práticas de manutenção preventiva e corretiva sejam adotadas para que os sistemas operem com maior uniformidade, e em consequência, com maior eficiência no uso da água.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).