CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES DO DEVER DE CASA PARA A CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES ESSENCIAIS, ESTUDO REALIZADO COM OS ESTUDANTES DA ÚLTIMA ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i3.2284Palavras-chave:
educação, infância, dever de casa, famíliaResumo
Este artigo apresenta reflexões de uma pesquisa qualitativa sobre as contribuições e limitações dos deveres de casa no processo de ensino-aprendizagem. Realizado a partir da análise de entrevistas e questionários aplicados a professores e responsáveis por crianças de grupos 5, que revelam a opinião, os sentimentos e a realidade dos entrevistados sobre esses deveres. Seu objetivo principal é entender como os deveres de casa influenciam nas ações que norteiam o aprendizado das crianças no que tange às habilidades necessárias a serem desenvolvidas na idade escolar do grupo 5 (4 anos e 9 meses a 5 anos e 9 meses), conforme o Currículo Municipal de Viana e a Base Nacional Curricular Comum - BNCC. Também questiona a necessidade e a eficácia deste recurso, e discute questões em torno de suas formas de aplicação, e adequação à realidade atual. Ele revela o quanto o dever de casa ainda é muito valorizado como parte dos processos de aprendizagem, porém, pouco questionado. Revela também o quanto os pais estão diligentes com esse valor, embora sejam afetados pelas limitações das suas realidades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).