CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES DO DEVER DE CASA PARA A CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES ESSENCIAIS, ESTUDO REALIZADO COM OS ESTUDANTES DA ÚLTIMA ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i3.2284Palabras clave:
educação, infância, dever de casa, famíliaResumen
Este artigo apresenta reflexões de uma pesquisa qualitativa sobre as contribuições e limitações dos deveres de casa no processo de ensino-aprendizagem. Realizado a partir da análise de entrevistas e questionários aplicados a professores e responsáveis por crianças de grupos 5, que revelam a opinião, os sentimentos e a realidade dos entrevistados sobre esses deveres. Seu objetivo principal é entender como os deveres de casa influenciam nas ações que norteiam o aprendizado das crianças no que tange às habilidades necessárias a serem desenvolvidas na idade escolar do grupo 5 (4 anos e 9 meses a 5 anos e 9 meses), conforme o Currículo Municipal de Viana e a Base Nacional Curricular Comum - BNCC. Também questiona a necessidade e a eficácia deste recurso, e discute questões em torno de suas formas de aplicação, e adequação à realidade atual. Ele revela o quanto o dever de casa ainda é muito valorizado como parte dos processos de aprendizagem, porém, pouco questionado. Revela também o quanto os pais estão diligentes com esse valor, embora sejam afetados pelas limitações das suas realidades.
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