ODONATOFAUNA (LIBÉLULAS) EM FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL MONTANA DO SUL DO ESTADO DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v6i2.476Palavras-chave:
Pseudostigmatidae; Acanthagrion; Libellulidae.Resumo
A ordem Odonata reúne insetos popularmente conhecidos como libélulas, que desempenham importante papel nos ecossistemas dulcícolas. Entretanto, há muitas regiões do Brasil com pouca ou nenhuma informação sobre esses animais, mesmo em estados considerados bem amostrados como Minas Gerais. Nesse aspecto o presente trabalho objetivou-se a inventariar a odonatofauna de floresta estacional em municípios da região do Sul do estado, realizado no período de dezembro de 2016 a março de 2018, totalizando 40 dias de coleta e 240 horas amostrais. Foram coletados 400 espécimes distribuídos em 71 espécies, 33 gêneros e 10 famílias, sendo as duas famílias mais frequentes, Libellulidae e Coenagrionidae. A espécie mais frequente e abundante foi Acanthagrion gracile. A área de estudo apresenta elevada riqueza de espécies e é o segundo trabalho a registrar a família pseudostigmatidae no estado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).