GLICOSÍMETRO DIGITAL APLICADO A ANÁLISE DE AÇÚCAR REDUTOR EM POLPA DE FRUTAS
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.781Palabras clave:
polpa de frutas; glicosímetro digital; açúcar solúvel redutorResumen
A análise de açúcares em alimentos é de suma importância no controle da qualidade dos produtos, sendo estes responsáveis pelo flavor, cor e textura. Em polpas de frutas a doçura é resultante da proporção entre a frutose, glicose e a sacarose, estes possuem poder adoçante diferenciado e definem o sabor final do produto. Existe uma ampla lista de técnicas e métodos oficiais capazes de determinar a concentração de açúcares em amostras de alimentos, contudo em sua maioria são de custo levado, geram grande volume de resíduos e seus resultados são demorados. Neste trabalho, propôs-se desenvolvimento uma metodologia para quantificação de açúcares redutores (AR) em amostras de polpa de frutas com glicosímetro digital “On Call Plus®”. A adaptação e validação da metodologia consistiram na construção de curva de calibração com padrões de glicose e verificação do efeito da interferência de outros açúcares na quantificação do teor de glicose; análise de amostras de polpa de fruta com glicosímetro digital e comparação com método de referência ADNS (Ácido 3,5-dinitrosalicílico), e por fim, o tratamento dos dados e avaliação dos parâmetros de validação para metodologia. O uso do glicosímetro digital foi validado, revelando-se rápido, seguro, de baixo custo, relativamente preciso para a quantificação de açúcar redutor em amostras de polpa de fruta.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).