COMPARAÇÃO DE ALGORITMOS DE PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS APLICADAS À RESOLUÇÃO DE LABIRINTOS BIDIMENSIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v3i2.340Palavras-chave:
Processamento Digital de Imagens, Watershed, Esqueletização, Morfologia MatemáticaResumo
Um labirinto é uma rede de caminhos e paredes que é representado como um quebra-cabeça onde se tem que encontrar um caminho do início ao ponto de destino. Este trabalho pretende avaliar as abordagens de solução de labirintos baseado em métodos de Processamento Digital de Imagens, Watershed, Esqueletização e Morfologia
Matemática. A comparação visa compreender os pontos positivos e negativos de cada técnica e a qualidade dos resultados obtidos. Foram três diferentes experimentos: (i) em labirintos perfeitos, (ii) em labirintos com duas rotas de saída e (iii) em labirinto complexo. Os resultados do estudo mostram que para o problema de resolução
de caminho, a Morfologia Matemática obteve resultados significativamente superiores em relação aos outros métodos estudados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).