GLICOSÍMETRO DIGITAL APLICADO A ANÁLISE DE AÇÚCAR REDUTOR EM POLPA DE FRUTAS
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v7i1.781Keywords:
polpa de frutas; glicosímetro digital; açúcar solúvel redutorAbstract
A análise de açúcares em alimentos é de suma importância no controle da qualidade dos produtos, sendo estes responsáveis pelo flavor, cor e textura. Em polpas de frutas a doçura é resultante da proporção entre a frutose, glicose e a sacarose, estes possuem poder adoçante diferenciado e definem o sabor final do produto. Existe uma ampla lista de técnicas e métodos oficiais capazes de determinar a concentração de açúcares em amostras de alimentos, contudo em sua maioria são de custo levado, geram grande volume de resíduos e seus resultados são demorados. Neste trabalho, propôs-se desenvolvimento uma metodologia para quantificação de açúcares redutores (AR) em amostras de polpa de frutas com glicosímetro digital “On Call Plus®”. A adaptação e validação da metodologia consistiram na construção de curva de calibração com padrões de glicose e verificação do efeito da interferência de outros açúcares na quantificação do teor de glicose; análise de amostras de polpa de fruta com glicosímetro digital e comparação com método de referência ADNS (Ácido 3,5-dinitrosalicílico), e por fim, o tratamento dos dados e avaliação dos parâmetros de validação para metodologia. O uso do glicosímetro digital foi validado, revelando-se rápido, seguro, de baixo custo, relativamente preciso para a quantificação de açúcar redutor em amostras de polpa de fruta.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).