ESTUDO DE INVERTEBRADOS EDÁFICOS EM ÁREAS DISTINTAS QUANTO AO USO DO SOLO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v6i2.477Palabras clave:
recuperação de áreas degradadas, conservação do solo, agroecologiaResumen
O objetivo do trabalho foi caracterizar a fauna de invertebrados edáficos em áreas com distintas quanto a cobertura vegetal e uso do solo. Foram amostradas três áreas do Ifes Campus de Alegre: 1 - monocultivo de café (MC); 2 – área em recuperação com plantio de espécies nativas (FP) e; 3 - área com fragmento de floresta nativa (FES). Foram realizadas 3 amostragens com intervalo de 30 dias, entre os meses de março a maio de 2015. Em cada amostragem foram utilizadas 5 armadilhas dispostas em linhas espaçadas em 10 m. Foram estimados os índices ecológicos para cada uma das áreas. Pela utilização de análise estatística multivariada as áreas foram comparadas em relação à ocorrência de invertebrados. Houve maior riqueza nas áreas com maior diversidade vegetal bem como melhor distribuição dos organismos quanto ao nível trófico. O estudo demonstrou que a área FES apresentou maior equilíbrio ecológico em relação às demais. Há necessidade da adoção de práticas de conservação do solo na área cultivada com café.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).