AVALIAÇÃO DE ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO EM ÁREAS SOB DIFERENTES USOS E MANEJOS NA BACIA DO RIO DOCE
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i1.2262Palavras-chave:
rotação de culturas, preparo do solo, estrutura do solo, culturas perenes, legislação ambientalResumo
As áreas de preservação permanente, definidas pela lei brasileira, são fundamentais para a proteção dos recursos hídricos e ambientais. A substituição das áreas de mata nativa do bioma Mata Atlântica por distintos tipos de manejos agrícolas contribui para a degradação do solo e, identificar os manejos com menor impacto no solo constitui-se uma necessidade atual na bacia do Rio Doce. O objetivo do trabalho foi avaliar atributos físicos do solo em diferentes tipos de uso e manejo, no Ifes Campus Itapina, localizado às margens do Rio Doce. Os tipos de uso e manejo avaliados foram: 1- milho forrageiro, 2-culturas anuais em rotação, 3- bananeiral, 4- cafezal, 5- pastagem e 6- mata nativa. Amostras de solo foram coletadas em cilindros volumétricos na camada de 0,00-0,10 m para determinação de atributos físicos: densidade do solo e porosidade total. As amostras deformadas de solo foram coletadas para determinar as frações granulométricas, argila dispersa em água e grau de floculação. Amostras de estrutura preservada foram coletadas para medição dos índices de agregação. Os dados foram submetidos à análise estatística considerando um delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. O manejo com milho forrageiro apresentou maior densidade do solo e argila dispersa em água e menor porosidade total. O manejo com milho forrageiro e culturas anuais em rotação apresentaram os maiores valores de diâmetro médio ponderado. As áreas que passaram por diversas intervenções antrópicas com práticas de manejo agrícola questionáveis apresentaram uma redução na qualidade física do solo em comparação à mata nativa, o que pode contribuir para o aumento da degradação do solo no Rio Doce.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).