AVALIAÇÃO DE ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO EM ÁREAS SOB DIFERENTES USOS E MANEJOS NA BACIA DO RIO DOCE

Autores

  • Rafael Lozer Martins Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Itapina. Colatina-ES, Brasil.
  • Gustavo Soares de Souza Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Itapina. Colatina-ES, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8207-0218
  • Gildásio Ribeiro Sarnaglia Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Itapina. Colatina-ES, Brasil.
  • Sara Botti Fonseca Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Itapina. Colatina-ES, Brasil.
  • Petterson Teixeira Gonçalves Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Itapina. Colatina-ES, Brasil.
  • Leandro Glaydson da Rocha Pinho Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Itapina. Colatina-ES, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v10i1.2262

Palavras-chave:

rotação de culturas, preparo do solo, estrutura do solo, culturas perenes, legislação ambiental

Resumo

As áreas de preservação permanente, definidas pela lei brasileira, são fundamentais para a proteção dos recursos hídricos e ambientais. A substituição das áreas de mata nativa do bioma Mata Atlântica por distintos tipos de manejos agrícolas contribui para a degradação do solo e, identificar os manejos com menor impacto no solo constitui-se uma necessidade atual na bacia do Rio Doce. O objetivo do trabalho foi avaliar atributos físicos do solo em diferentes tipos de uso e manejo, no Ifes Campus Itapina, localizado às margens do Rio Doce. Os tipos de uso e manejo avaliados foram: 1- milho forrageiro, 2-culturas anuais em rotação, 3- bananeiral, 4- cafezal, 5- pastagem e 6- mata nativa. Amostras de solo foram coletadas em cilindros volumétricos na camada de 0,00-0,10 m para determinação de atributos físicos: densidade do solo e porosidade total. As amostras deformadas de solo foram coletadas para determinar as frações granulométricas, argila dispersa em água e grau de floculação. Amostras de estrutura preservada foram coletadas para medição dos índices de agregação. Os dados foram submetidos à análise estatística considerando um delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. O manejo com milho forrageiro apresentou maior densidade do solo e argila dispersa em água e menor porosidade total. O manejo com milho forrageiro e culturas anuais em rotação apresentaram os maiores valores de diâmetro médio ponderado. As áreas que passaram por diversas intervenções antrópicas com práticas de manejo agrícola questionáveis apresentaram uma redução na qualidade física do solo em comparação à mata nativa, o que pode contribuir para o aumento da degradação do solo no Rio Doce.

Biografia do Autor

Gustavo Soares de Souza, Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Itapina. Colatina-ES, Brasil.

Possui graduação em Engenharia Agronômica em 2007 e mestrado em Produção Vegetal em 2009 pela Universidade Federal do Espírito Santo e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas em 2012. É professor EBTT do IFES Campus Itapina e coordenador do Laboratório de Solos desde 2019. Atuou como Agente de Pesquisa e Inovação do INCAPER de 2012 a 2019. Atua como revisor de periódicos e de eventos técnico-científicos desde 2009. Atuou como revisor de projetos da FAPES e integrou a Câmara de Assessoramento Técnico de Ciências Agrárias de 2016 a 2020. Realiza trabalhos técnico-científicos na área da Agronomia, com ênfase em: Física do Solo, Manejo e Conservação do Solo e Água, Mecanização Agrícola, Recuperação de Pastagens Degradadas e Cafeicultura, financiados pelo CNPq, FAPES e Consórcio Pesquisa Café.

Types of use and management evaluated by physical attributes of the soil, which made it possible to evaluate the impacts on the physical quality of the soil in permanent preservation areas.

Downloads

Publicado

2024-03-25

Como Citar

Martins, R. L. ., Soares de Souza, G., Sarnaglia , G. R., Fonseca, S. B., Gonçalves, P. T., & Pinho, L. G. da R. (2024). AVALIAÇÃO DE ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO EM ÁREAS SOB DIFERENTES USOS E MANEJOS NA BACIA DO RIO DOCE . Revista Ifes Ciência , 10(1), 01-11. https://doi.org/10.36524/ric.v10i1.2262

Edição

Seção

Ciências Agrárias e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)