ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: PROGRAMA DE AÇÕES PEDAGÓGICAS POR DEMANDA PARA FORTALECIMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR NO IFES – CAMPUS COLATINA - ES
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v5i1.271Palabras clave:
Inclusão, educação especial, aprendizagemResumen
A educação das crianças deve desenvolver personalidade e capacidade física e mental, tendo como alicerce os direitos humanos, preparando-as para a vida com responsabilidade e capacidade de lidar com as tarefas diárias. Nesse contexto, requerem atenção especial aquelas que apresentam necessidade educacionais especiais, proposta desta pesquisa que tem como objetivo identificar a visão de alunos com necessidades especiais do Instituto Federal de Educação, campus Colatina, antes e após
a implementação do Programa de Atendimento Pedagógico por Demanda (PAPED). Por meio de uma pesquisa-ação, com aspecto qualitativo, foram aplicados questionários semiestruturados com esses alunos. Os resultados mostraram que o nível de aprendizado dos alunos que apresentam necessidades especiais apresentou uma melhora significativa com a aplicação do programa.
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