DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM RECURSO DIDÁTICO NO FORMATO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA ABORDAR A TEMÁTICA MACONHA NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores/as

  • Tailla C. Bergamini Terci Instituto Federal do Espírito Santo Campus Vila Velha, 29106-010, Vila Velha – ES, Brasil.
  • Nayara Araujo dos Santos Instituto Federal do Espírito Santo Campus Vila Velha, 29106-010, Vila Velha – ES, Brasil.
  • Bruno Magela de Melo Siqueira Universidade Federal do Espírito Santo Campus Goiabeiras, 29075-910, Vitória – ES, Brasil.
  • Wanderson Romão Instituto Federal do Espírito Santo Campus Vila Velha, 29106-010, Vila Velha – ES, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2659

Palabras clave:

Divulgação Científica, Drogas, Validação, Sequência Didática

Resumen

As histórias em quadrinhos (HQs) podem se configurar como ferramentas eficazes tanto para a alfabetização científica quanto para a divulgação de temas complexos, como por exemplo, o uso de drogas ilícitas, de forma clara e acessível. A maconha é a droga ilícita mais apreendida no Brasil, e mais utilizada no mundo, e, portanto, foi escolhida como tema para desenvolvimento de um recurso didático em formato de HQ, com abordagem de conceitos de química, informações sobre seus malefícios, bem como a legislação relacionada. O material produzido foi validado por profissionais da área e por estudantes antes de sua aplicação. Após, uma proposta de sequência didática (SD) foi produzida, baseada nos três momentos pedagógicos proposto por Delizoicov, e a partir desta, o material foi aplicado a alunos do ensino médio para investigar suas potencialidades para o processo de alfabetização e divulgação científica por meio de um questionário. Os resultados obtidos destacaram não apenas a apropriação dos conceitos científicos abordados, bem como o interesse e engajamento ao longo de todo o processo.

Publicado

18-06-2024

Cómo citar

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM RECURSO DIDÁTICO NO FORMATO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA ABORDAR A TEMÁTICA MACONHA NO ENSINO DE QUÍMICA . (2024). Revista Ifes Ciência , 10(2), 01-24. https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2659

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