BRASIL E CHINA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA NO PROCESSO DE REFORMA PORTUÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v9i1.1591Palavras-chave:
Gestão portuária, Landlord port, Portos Brasileiros, Portos ChinesesResumo
O comércio internacional de mercadorias tem no transporte marítimo sua maior representatividade em termos de quantidade transportada. O que faz dos portos os principais elos da cadeia logística internacional e consequentemente um importante fator de desenvolvimento econômico regional. Isso faz com que a gestão portuária seja um fator chave na competitividade e desenvolvimento dos portos e da economia. Nesse sentido, governos ao redor do mundo têm proposto e empreendido reformas significativas no setor portuário de seus países, buscando um posicionamento mais competitivo, principalmente com a participação da iniciativa privada, através do modelo de gestão landlord port. Apesar desse modelo pressupor a participação específicas da iniciativa privada e do setor público, ele pode ser implementado de formas diferentes. Esse estudo, preocupado com o desenvolvimento do setor portuário brasileiro, propôs uma comparação com os portos da China, que apresentaram um crescimento e posicionamento competitivo significativo nas últimas décadas. Os resultados apresentados, mostram movimentos com intenções similares na atração da iniciativa privada para o setor portuários em ambos os países. Entretanto, observou-se no Brasil, decisões contraditórias às intenções iniciais da reforma portuária que podem influenciar negativamente o desenvolvimento do setor.
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