BRASIL E CHINA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA NO PROCESSO DE REFORMA PORTUÁRIA

Autores

  • Lúcia Casati Ramaldes Instituto Federal do Espírito Santo, campus Cariacica
  • Erivelto Fioresi de Sousa Ifes https://orcid.org/0000-0002-0470-1926
  • Amanda de Brito Monfardini
  • Luiz Fernando Barbosa Santos

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v9i1.1591

Palavras-chave:

Gestão portuária, Landlord port, Portos Brasileiros, Portos Chineses

Resumo

O comércio internacional de mercadorias tem no transporte marítimo sua maior representatividade em termos de quantidade transportada. O que faz dos portos os principais elos da cadeia logística internacional e consequentemente um importante fator de desenvolvimento econômico regional. Isso faz com que a gestão portuária seja um fator chave na competitividade e desenvolvimento dos portos e da economia. Nesse sentido, governos ao redor do mundo têm proposto e empreendido reformas significativas no setor portuário de seus países, buscando um posicionamento mais competitivo, principalmente com a participação da iniciativa privada, através do modelo de gestão landlord port. Apesar desse modelo pressupor a participação específicas da iniciativa privada e do setor público, ele pode ser implementado de formas diferentes. Esse estudo, preocupado com o desenvolvimento do setor portuário brasileiro, propôs uma comparação com os portos da China, que apresentaram um crescimento e posicionamento competitivo significativo nas últimas décadas. Os resultados apresentados, mostram movimentos com intenções similares na atração da iniciativa privada para o setor portuários em ambos os países. Entretanto, observou-se no Brasil, decisões contraditórias às intenções iniciais da reforma portuária que podem influenciar negativamente o desenvolvimento do setor.

Biografia do Autor

  • Lúcia Casati Ramaldes, Instituto Federal do Espírito Santo, campus Cariacica

    Técnica em Portos pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Participante de Iniciação Científica.

  • Erivelto Fioresi de Sousa, Ifes

    Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ciências Contábeis pela FUCAPE Business School. Especialista em Controladoria e Gestão Estratégica de empresas e MBA em Logística Portuária pela Faculdades Integradas Espírito-santense (FAESA). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do Instituto Federal do Espirito Santo - IFES

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Publicado

10-03-2023

Edição

Seção

Ciências Linguística, Letras e Artes

Como Citar

BRASIL E CHINA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA NO PROCESSO DE REFORMA PORTUÁRIA . (2023). Revista Ifes Ciência , 9(1), 01-19. https://doi.org/10.36524/ric.v9i1.1591

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