ANÁLISE DOS IMPACTOS DO INTEMPERISMO POR EVAPORAÇÃO NA COMPOSIÇÃO DE SATURADOS EM CENÁRIOS DE DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO NO MAR
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i4.2630Palabras clave:
Derramamento de petróleo, intemperismo por evaporação, hidrocarbonetos saturados, GC-MSResumen
Neste trabalho foi realizado um estudo sobre o intemperismo de petróleo por evaporação, com o intuito de investigar as alterações do perfil químico da fração de hidrocarbonetos saturados em quatro petróleos por cromatografia gasosa acoplada a espectrômetro de massas (GC-MS). As amostras (AMB1, AMB2, AMB3, AMB5, AMB1Ev, AMB2Ev, AMB3Ev e AMB5Ev) foram caracterizadas quanto à densidade, viscosidade cinemática e dinâmica, ponto de fluidez, teor de enxofre, teor de asfaltenos, número de acidez total e índice de salinidade total. Os compostos saturados analisados por GC-MS foram obtidos pelo fracionamento de hidrocarbonetos saturados, hidrocarbonetos aromáticos e compostos polares (SAP). Os resultados do fracionamento apresentam perdas mássicas após a evaporação, correspondendo às variações de 31,58% para AMB1 (pesado), 2,69% para AMB2 (pesado), 2,81% para AMB3 (médio), 4,91% para AMB5 (pesado). Com relação as análises de GC-MS, observou-se que a volatilização dos compostos com as menores massas moleculares foi evidenciada pela redução dos teores de saturados nas amostras evaporadas. O estudo destaca a contribuição da evaporação nas alterações do perfil químico da fração de hidrocarbonetos saturados.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Ifes Ciência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).