RECONFIGURAÇÃO INTELIGENTE DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA CONSIDERANDO O INDICADOR FIC POR MEIO DO ALGORITMO BUSCA TABU
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v5i2.447Palavras-chave:
Reconfiguração das redes de distribuição de energia elétrica, sistema de distribuição, Algoritmo Busca TabuResumo
O processo de reconfiguração da rede elétrica visa atender a critérios técnico-econômicos como o número de consumidores atendidos, a redução das perdas, a manutenção dos níveis de tensão e carregamento do sistema em patamares adequados, a redução do número de manobras das chaves, dentre outros. Diversos métodos vêm sendo desenvolvidos a fim de determinar a configuração ótima para o sistema. Entretanto, diversos métodos propostos não consideram indicadores de continuidade do sistema como, por exemplo, a frequência de interrupção individual por unidade consumidora ou ponto de conexão (FIC), os quais podem acarretar multas pelo lado da distribuidora caso seus limites não sejam respeitados. Em outros casos, mesmo incluindo indicadores de continuidade tais como o FIC, os métodos propostos não conseguem evitar o desligamento repetido de unidades consumidores em caso de contingências sucessivas. Desta forma, é apresentada neste trabalho uma nova metodologia para reconfiguração das redes de distribuição de energia elétrica que atenda às restrições operacionais do sistema, incluindo o indicador de continuidade FIC, a fim de evitar que um mesmo conjunto de consumidores seja penalizado repetidamente em caso de desligamentos sucessivos. Para lidar com os múltiplos objetivos e restrições do problema de reconfiguração da rede elétrica de distribuição, a metodologia proposta foi baseada no Tabu Search Algorithm (Algoritmo Busca Tabu). O método proposto foi aplicado à rede IEEE 123 barras, rede padrão de testes estabelecida pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), apresentando resultados coerentes com a proposta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).