AGROECOLOGIA - UMA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v8i1.1463Palavras-chave:
educação ambiental, projeto pedagógico, agriculturaResumo
Estudos que avaliam a percepção da realidade que os alunos possuem sobre a Agroecologia ao ingressarem no curso técnico em Agropecuária pode se tornar uma importantíssima ferramenta para avaliar o nível de conhecimento ambiental que os alunos possuem sobre o tema. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo conhecer e comparar a percepção que os estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – campus Montanha e da Escola Família Agrícola de Chapadinha (Efac) – Nova Venécia / ES possuem a respeito da Agroecologia. O público-alvo foi formado por estudantes que cursam o último ano do ensino médio técnico profissionalizante (57 alunos), sendo 22 alunos pertencentes à Efac e 35 alunos pertencentes ao Ifes. A obtenção dos dados foi por meio da aplicação de um questionário online com questões fechadas. Percebe-se que os instrumentos pedagógicos - contidos nos Projetos Pedagógicos – utilizados na Efac facilitam o ensino de Agroecologia em relação ao Ifes. A maioria dos estudantes da Efac (90%) sinalizaram que no ambiente escolar ocorrem trabalhos, seminários ou eventos relacionados com a Agroecologia. Por outro lado, no ambiente escolar do Ifes, constatou-se que raramente, o ensino sobre Agroecologia é abordado de forma interdisciplinar. Ademais, para a maioria dos estudantes, a Agroecologia ainda é vista como técnica de produção ou modelo de agricultura, que se reduz meramente a produzir alimentos orgânicos e a substituir os insumos sintéticos danosos ao meio ambiente, evidenciando a importância da presença de conteúdos que abordam a Agroecologia de maneira interdisciplinar em sala de aula.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).