ALÉM DOS LIVROS: A UTILIZAÇÃO DE LAPBOOKS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA DESENVOLVER OS NÍVEIS DO CONHECIMENTO QUÍMICO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2457Palabras clave:
níveis do conhecimento; lapbooks, ensino de química; Johnstone.Resumen
A proposta deste trabalho é analisar a percepção dos estudantes acerca de temas cotidianos sua relação com os três níveis do conhecimento químico, macro, micro e simbólico, a partir da produção de um lapbook, que consiste em um cartaz interativo, confeccionado com papéis coloridos, fotos impressas e outros materiais que sirvam para explanar um tema ou atividade, promovendo uma aprendizagem significativa. A atividade foi dividida em três etapas: abordagem diagnóstica, visando identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre algumas temáticas cotidianas e apresentar o conceito dos três níveis do conhecimento químico, produção de um lapbook, e confecção de um vídeo sobre a apresentação, com postagem em ambiente virtual de aprendizagem. Como etapa final, os alunos responderam a um questionário contendo quatro (04) perguntas abertas. Com base nas respostas dos alunos ao questionário, observou-se que a articulação entre os saberes cotidianos e científicos pode facilitar a aprendizagem partindo-se de contextos reais, aproximando a Química da vida de maneira significativa, promovendo aos estudantes a capacidade de transitar entre os três níveis do conhecimento químico de forma equitativa.
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