ALÉM DOS LIVROS: A UTILIZAÇÃO DE LAPBOOKS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA DESENVOLVER OS NÍVEIS DO CONHECIMENTO QUÍMICO

Autores/as

  • Mikaella Barbosa Cruz Mestrado Profissional em Química, Instituto Federal do Espírito Santo Campus Vila Velha, 29106-010, Vila Velha – ES, Brasil.
  • Laís Jubini Callegario Mestrado Profissional em Química, Instituto Federal do Espírito Santo Campus Piúma, 29285-000, Piúma – ES, Brasil.
  • Simone Astori Mestrado Profissional em Química, Instituto Federal do Espírito Santo Campus Vila Velha, 29106-010, Vila Velha – ES, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2457

Palabras clave:

níveis do conhecimento; lapbooks, ensino de química; Johnstone.

Resumen

A proposta deste trabalho é analisar a percepção dos estudantes acerca de temas cotidianos sua relação com os três níveis do conhecimento químico, macro, micro e simbólico, a partir da produção de um lapbook, que consiste em um cartaz interativo, confeccionado com papéis coloridos, fotos impressas e outros materiais que sirvam para explanar um tema ou atividade, promovendo uma aprendizagem significativa. A atividade foi dividida em três etapas: abordagem diagnóstica, visando identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre algumas temáticas cotidianas e apresentar o conceito dos três níveis do conhecimento químico, produção de um lapbook, e confecção de um vídeo sobre a apresentação, com postagem em ambiente virtual de aprendizagem. Como etapa final, os alunos responderam a um questionário contendo quatro (04) perguntas abertas. Com base nas respostas dos alunos ao questionário, observou-se que a articulação entre os saberes cotidianos e científicos pode facilitar a aprendizagem partindo-se de contextos reais, aproximando a Química da vida de maneira significativa, promovendo aos estudantes a capacidade de transitar entre os três níveis do conhecimento químico de forma equitativa.

A partir dos conhecimentos prévios dos alunos, foram produzidos lapbooks a fim de identificar e desenvolver os três níveis do conhecimento químico.

Publicado

25-03-2024

Cómo citar

ALÉM DOS LIVROS: A UTILIZAÇÃO DE LAPBOOKS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA DESENVOLVER OS NÍVEIS DO CONHECIMENTO QUÍMICO. (2024). Revista Ifes Ciência , 10(2), 01-10. https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2457

Artículos similares

1-10 de 368

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.