Promovendo a conscientização ambiental e a inclusão social por meio do ensino de química na produção de sabão ecológico
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i1.2603Palavras-chave:
Saponificação, Interdisciplinaridade, Riscos.Resumo
Este trabalho aborda a importância histórica, científica, social e educacional da produção de sabão. Tendo sua origem pela mistura de cinzas e gordura, o processo de obtenção de sabão passou por várias evoluções ao longo da história. Entretanto, os riscos envolvidos na reação de saponificação são inerentes e a manipulação de substâncias químicas requer conhecimento, cuidado e planejamento, já que a mistura indevida de componentes pode gerar produtos tóxicos, liberação de calor ou líquidos corrosivos. Positivamente falando, a saponificação tem relevância na metodologia ativa de aprendizagem, com uso de atividades lúdicas para contextualização e fixação de conhecimentos interdisciplinares. A reciclagem de óleos pós-consumo é uma alternativa sustentável que impacta positivamente a economia doméstica, oferecendo uma fonte alternativa de renda e inclusão social para populações carentes que têm dificuldades em adquirir materiais básicos de limpeza, como sabões.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).