METODOLOGIAS ATIVAS E COLABORATIVIDADE ENTRE PROFESSORES NO ENSINO DE MOBILIDADE URBANA NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v9i1.2411Palabras clave:
Mobilidade urbana, arquitetura e urbanismo, metodologias ativas, três momentos pedagógicos, colaboratividade entre professoresResumen
Este artigo apresenta uma pesquisa que abordou a utilização de metodologias ativas no ensino de Mobilidade Urbana na disciplina Urbanismo para o curso superior de Arquitetura e Urbanismo. O objetivo desta pesquisa foi construir uma prática de ensino que trabalhasse com o tema Mobilidade Urbana, tendo como principal dinâmica de ensino os Três Momentos Pedagógicos. Essa prática foi desenvolvida a partir da colaboratividade entre professores que ministram a disciplina de Urbanismo em diferentes instituições de ensino. Dessa forma, a construção dessa prática levou em consideração a utilização de metodologias ativas, baseadas na teoria de Paulo Freire, e a experiência de professores na disciplina que avaliaram de forma positiva a prática proposta. A prática de ensino criada buscou permitir ao aluno participar de forma ativa do seu processo de aprendizagem e contribuir para o desenvolvimento de seu senso crítico, analítico e propositivo. Além disso, o resultado da pesquisa indicou que a colaboratividade entre os professores foi fundamental para se ampliar o horizonte sobre o ensino e mostrou a diversidade de caminhos que o ensino do mesmo conteúdo pode ter.
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