MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL: A IMPLANTAÇÃO DA LINHA VERDE EM VITÓRIA – ES
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v6i4.984Palavras-chave:
mobilidade urbana sustentável; transporte coletivo urbano; faixa exclusiva de ônibus; Linha Verde; Vitória-ESResumo
O presente trabalho tem o objetivo de analisar os impactos socioambientais decorrentes da Linha Verde, faixa exclusiva de ônibus, implantada no município de Vitória–ES, em 2018. As faixas exclusivas de ônibus são uma forma de dar prioridade ao transporte coletivo nas vias e, por serem de simples de implantação e baixo custo, são utilizadas em várias cidades no mundo todo. Os resultados obtidos com elas são benéficos tanto para a mobilidade urbana quanto para o meio ambiente. Para atender ao objetivo principal, foram propostos os seguintes objetivos específicos: conhecer o projeto municipal de implantação da Linha Verde; verificar se a funcionalidade da mesma está de acordo com o planejado; comparar os resultados com os obtidos em outras cidades brasileiras que utilizaram o mesmo recurso. Por uma perspectiva metodológica qualitativa, o desenvolvimento deste trabalho se deu a partir de dados levantados na Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (SETRAN) e de uma extensa revisão bibliográfica a respeito de mobilidade urbana sustentável e das faixas exclusivas. Como resultados, pode-se observar que a Linha Verde atende ao que foi proposto pois, ao priorizar o transporte coletivo, faz com que a velocidade dos ônibus aumente e, consequentemente, o tempo de viagem dos usuários diminui, melhorando a qualidade de vida dos mesmos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).