DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DIDÁTICA PARA SIMULAÇÃO DE COLUNA DE DESTILAÇÃO POR MEIO DO MÉTODO DE MCCABE-THIELE
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v5i1.262Palavras-chave:
coluna de destilação, McCabe-Thiele, VBA, ferramenta didáticaResumo
A destilação é provavelmente um dos processos de separação mais aplicados na indústria química, sendo que a separação das espécies se deve à diferença de volatilidade. Para abordagens práticas no ensino de engenharias, professores têm buscado desenvolver novas metodologias de ensino. Um algoritmo para a determinação do ponto de orvalho de uma mistura binária foi proposto, sendo aplicado a uma análise numérica do método gráfico de McCabe-Thiele para determinação do número de estágios teóricos e o estágio ótimo de alimentação. Os diagramas de equilíbrio líquido-vapor foram desenvolvidos com base na lei de Raoult modificada, junto com a equação de Antoine para a determinação das pressões de vapor das espécies. Já para a predição do coeficiente de atividade, foi utilizada a equação de Wilson. A partir dos algoritmos montados, foi desenvolvido uma ferramenta didática para simulação de colunas de destilação. Os resultados obtidos para o diagrama ELV de misturas binárias pelo algoritmo implementado foram comparados com os do ChemSep, sendo verificado pouco desvio entre os dados analisados. Foi feito um estudo de caso para uma coluna de
destilação que separa uma mistura binária a fim de avaliar se o algoritmo implementado para determinação do número de estágios teóricos e o estágio ótimo de alimentação é satisfatório.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).