DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM RECURSO DIDÁTICO NO FORMATO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA ABORDAR A TEMÁTICA MACONHA NO ENSINO DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2659Keywords:
Scientific Divulgation, Drugs, Validation, Following TeachingAbstract
As histórias em quadrinhos (HQs) podem se configurar como ferramentas eficazes tanto para a alfabetização científica quanto para a divulgação de temas complexos, como por exemplo, o uso de drogas ilícitas, de forma clara e acessível. A maconha é a droga ilícita mais apreendida no Brasil, e mais utilizada no mundo, e, portanto, foi escolhida como tema para desenvolvimento de um recurso didático em formato de HQ, com abordagem de conceitos de química, informações sobre seus malefícios, bem como a legislação relacionada. O material produzido foi validado por profissionais da área e por estudantes antes de sua aplicação. Após, uma proposta de sequência didática (SD) foi produzida, baseada nos três momentos pedagógicos proposto por Delizoicov, e a partir desta, o material foi aplicado a alunos do ensino médio para investigar suas potencialidades para o processo de alfabetização e divulgação científica por meio de um questionário. Os resultados obtidos destacaram não apenas a apropriação dos conceitos científicos abordados, bem como o interesse e engajamento ao longo de todo o processo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).