A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E ESTIMULADOR DE LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v1i1.426Palavras-chave:
Biblioteca, Leitura literária, Mediador de leitura, Sequência didáticaResumo
O presente trabalho busca promover um debate sobre as questões que norteiam a prática leitora no contexto sócio escolar, apresentando metodologias que podem ser aplicadas e também remodeladas pelos agentes literários a fim de se obter resultados positivos no que tange à leitura dos textos literários. Este trabalho dá ênfase à biblioteca enquanto espaço em que os discentes podem manter o primeiro contato com as obras literárias, bem como conhecer a importância delas como patrimônio histórico nacional, além de apresentar a leitura como o principal agente de transformação do indivíduo em sociedade. Desse modo, o artigo foi fundamentado por meio de grandes autores, entre os quais se destacam: Candido (1995), Cagliari (1995), Cosson (2007), Rangel (2009) e Bajour (2012) que colaboram ao ofertarem visões que remetem à prática leitora enquanto fator primordial na vida de um sujeito ativo em sociedade. Outrossim, destaca-se o método recepcional das autoras Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar (1993), sendo representado neste trabalho mediante um modelo de sequência didática que pode ser incorporado pelos agentes literários durante uma aula de Literatura e/ou encontro que se destine à leitura de textos literários e não literários.
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