RENEWABLE AND NON-RENEWABLE ENERGIES FROM THE PERSPECTIVE OF THE NEW HIGH SCHOOL: AN ANALYSIS OF THE PNLD 2021 COLLECTIONS
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v10i2.2463Keywords:
Renewable energies, non-renewable energies, textbook, natural sciences, new high schoolAbstract
Com as novas diretrizes para o Novo Ensino Médio brasileiro, pautadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelos Itinerários Formativos, tornou-se necessária uma reestruturação nos livros didáticos oferecidos às escolas públicas. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar, através de uma pesquisa exploratória de natureza bibliográfica, de que forma o tema energias renováveis e não renováveis é apresentado na coleção da área de Ciências da Natureza da Editora FTD SA, intitulada "Multiverso". Entre as sete coleções didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), pertencente ao "Objeto 2" da área de Ciências da Natureza, a coleção “Multiverso” foi escolhida por apresentar o conteúdo mais abrangente e completo sobre energias renováveis e não renováveis, alinhando-se de forma mais evidente com as novas diretrizes do Novo Ensino Médio brasileiro, com as demandas da BNCC e dos Itinerários Formativos. Essa temática é relevante por apresentar alternativas de matrizes energéticas de origem fóssil que atendem à grande demanda mundial, promovendo uma melhoria na alfabetização científica com foco em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Após a revisão da obra, constatou-se que ela apresenta elementos que promovem a alfabetização científica e conhecimentos relacionados à CTSA, sendo os conceitos bastante interdisciplinares. Contudo, o conteúdo de energias é abordado superficialmente. Ainda foi observado que, apesar de a coleção não apresentar erros conceituais, há poucos conteúdos específicos relacionados à disciplina de Química. Em relação às edições anteriores do PNLD, foi observada uma mudança satisfatória da apresentação do tema energia nos novos materiais didáticos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Ifes Ciência
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).