CONCEPÇÕES E OPINIÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE TRANSGÊNICOS
Palavras-chave:
transgênicos, educação científica, biotecnologia, ensino médioResumo
Os organismos transgênicos (OT) são organismos geneticamente modificados com a inserção de material genético de outra espécie em seu genoma. Nos últimos 20 anos os OT têm ganhado espaço na mídia sendo pauta de discussões políticas envolvendo sua regulamentação, periculosidade à saúde humana e possíveis danos ambientais. No âmbito educacional, trabalhos abordam a temática transgênica em suas diferentes facetas e o que grande parte desses trabalhos têm em comum é a constatação da influência da mídia e do senso comum nas concepções dos estudantes. Diante disso, objetivou-se analisar e discutir as concepções e opiniões de estudantes do segundo ano do Ensino Médio sobre os OT. Para tanto, um questionário semiestruturado com 13 questões foi elaborado e aplicado nos participantes. Os resultados destacam que os alunos têm ciência e sabem definir o que são OT. Contudo, também foi verificado a fragilidade do ensino dessa temática no Ensino Médio, em que cerca de 70% dos participantes apontam que a quantidade de informação divulgada não é suficiente para a formação de uma opinião sólida sobre OT. Assim, cabe ao docente esclarecer os paradigmas que envolvem o uso ou não uso de OT. Para tal, sugere-se a constante atualização para com as novas tecnologias e legislações que envolvem o tema. Em consonância, cabe às instituições de ensino atualizarem os currículos e planos de curso a fim de abordar a temática dos OT com base em evidências científicas e buscando a construção do conhecimento pelo aluno de forma ativa e reflexiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).