PÃO DE FORMA ENRIQUECIDO COM FARINHA DE DOURADO (Coryphaena hippurus): UMA ALTERNATIVA PARA O INCREMENTO DE CONSUMO DE PESCADO SOB A FORMA PROCESSADA
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v5i2.460Palavras-chave:
pão, farinha de peixe, proteína animalResumo
O pescado constitui fonte de proteínas, vitaminas e minerais de alto valor biológico, essenciais para nutrição humana. Estas características tornam a farinha de peixe uma excelente matéria-prima, capaz de suprir as necessidades nutricionais e gustativas de um alimento. Este trabalho teve como objetivo elaborar pães de forma enriquecidos com farinha de dourado (Coryphaena hippurus) para aumentar a qualidade e valor nutricional do produto, avaliando os perfis sensorial, microbiológico e físico-químico. Para obtenção da polpa de dourado, a matéria-prima foi submetida a um processo de lavagem, seguido de secagem. Foram desenvolvidas três formulações com diferentes percentuais de farinha de dourado (0, 7,5 e 15%), em substituição à farinha de trigo. Os pães foram avaliados através de análises sensorial (teste de escala hedônica e perfil de atributos), para perfil microbiológico (Staphylococcus aureus, Salmonella sp. e Coliformes totais e termotolerantes) e análise físico-quimicamente (composição centesimal). O teste de perfil de atributos mostrou que o pão enriquecido com 7,5% de farinha de dourado só diferiu significativamente do pão com 15% para atributo de odor avaliado. Todos os pães apresentaram aceitação superior a 58%. Os pães com 7,5 e 15% de farinha de dourado apresentaram um aumento no conteúdo proteico, lipídico e cinzas em relação ao conteúdo proteico do pão padrão, Todas as formulações atenderam aos padrões microbiológicos da legislação vigente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).