A HISTÓRIA DA MINERAÇÃO CAPIXABA À LUZ DOS REQUERIMENTOS PROTOCOLADOS NA AGÊNCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36524/ric.v9i2.2015Palavras-chave:
mineração; Espírito Santo; processos minerários.Resumo
O presente artigo teve como objetivo a descrição da história da mineração capixaba através da análise dos requerimentos protocolados no órgão gestor dos recursos minerais brasileiros desde a sua criação, a saber, 1934. A partir da análise dos dados disponibilizados pela Agência Nacional de Mineração foi possível, através dos requerimentos de processos protocolados, verificar em momentos temporais distintos, os diferentes movimentos em relação aos possíveis bens minerais de interesse existentes em território capixaba. Desta feita, foi possível identificar que além das rochas ornamentais, o estado do Espírito Santo possui muitos requerimentos vinculados aos materiais de uso imediato de construção civil, o que faz com que, o município de Linhares tenha sido o município com maior vocação mineral do estado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ifes Ciência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).