CONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES ORIUNDAS DAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS

TRANSIÇÃO ENTRE ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO COMO ESTRATÉGIA DE PERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDO INTEGRADO

Autores

  • Cláudio Adão Moraes Andrade IFF

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v6i3.884

Palavras-chave:

Lacuna, Transição, Ensino Médio

Resumo

Artigo elaborado a partir de pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). O trabalho é um estudo de caso que mobilizou análise bibliográfica, observação participante e pesquisa-ação, com a finalidade de verificar como se dá o processo de transição entre 9° ano e Ensino Médio.  Os resultados evidenciaram que, o estudante que escolhe um curso sem as informações mínimas, corre o risco de não se identificar com a sua escolha. Fato que pode estimular evasão, mudança de curso, demandando mais tempo/recursos, bem como produzir a experiência de uma permanência destituída de sentido, levando o discente ao não desenvolvimento do máximo possível de suas potencialidades.

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Publicado

31-03-2023

Como Citar

CONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES ORIUNDAS DAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS: TRANSIÇÃO ENTRE ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO COMO ESTRATÉGIA DE PERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDO INTEGRADO. (2023). Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, 6(3), 14-31. https://doi.org/10.36524/profept.v6i3.884

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