DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALE TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/profept.v8iEspecial.3142Palavras-chave:
autismo, acessibilidade, educação profissional e tecnológica, inclusãoResumo
O presente estudo tem como principal objetivo identificar os desafios e
possibilidades para a inclusão dos estudantes com TEA na Educação Profissional e Tecnológica, a partir de estudos e indagações sobre possíveis barreiras e ações que possam contribuir com o processo de inclusão. A escola inclusiva deve ser aquela que implica num sistema educacional que reconhece e atende as diferenças individuais, respeitando as necessidades de todos os alunos. O professor como os demais membros da escola compromissados com uma educação com qualidade deve estar requalificando sua atuação como facilitador do processo ensino aprendizagem para identificar as necessidades educacionais e apoiar os alunos em suas dificuldades. O número de pessoas diagnosticadas com o transtorno do espectro autista é crescente, bem como a sua presença no ensino superior. Em relação à metodologia, a pesquisa utilizada baseou-se em revisão bibliográfica, possui método de abordagem de pesquisa qualitativa, através do método de abordagem dedutivo. As questões centrais deste estudo são baseadas na falta de conhecimento e profundidade da compreensão das políticas públicas de educação e na falta de investimento por parte das instituições responsáveis. Neste estudo bibliográfico, percebeu-se a necessidade de promover a oportunidade de elucidação sobre a educação profissionalizante como iniciativa governamental e seus impactos que podem contribuir significativamente para posteriores estudos no meio acadêmico e científico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem na EPT em revista os(as) autores(as) estão cientes de trata-se de um periódico de Acesso Aberto (Open Access) , ou seja, uma publicação que visa disponibilizar a literatura científica online, gratuitamente e livre de restrições.