DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALE TECNOLÓGICA

Autores

  • OTÁVIO VINÍCIUS ARANTES CEFET - MG
  • Emerson de Sousa Costa CEFET - MG

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v8iEspecial.3142

Palavras-chave:

autismo, acessibilidade, educação profissional e tecnológica, inclusão

Resumo

O presente estudo tem como principal objetivo identificar os desafios e
possibilidades para a inclusão dos estudantes com TEA na Educação Profissional e Tecnológica, a partir de estudos e indagações sobre possíveis barreiras e ações que possam contribuir com o processo de inclusão. A escola inclusiva deve ser aquela que implica num sistema educacional que reconhece e atende as diferenças individuais, respeitando as necessidades de todos os alunos. O professor como os demais membros da escola compromissados com uma educação com qualidade deve estar requalificando sua atuação como facilitador do processo ensino aprendizagem para identificar as necessidades educacionais e apoiar os alunos em suas dificuldades. O número de pessoas diagnosticadas com o transtorno do espectro autista é crescente, bem como a sua presença no ensino superior. Em relação à metodologia, a pesquisa utilizada baseou-se em revisão bibliográfica, possui método de abordagem de pesquisa qualitativa, através do método de abordagem dedutivo. As questões centrais deste estudo são baseadas na falta de conhecimento e profundidade da compreensão das políticas públicas de educação e na falta de investimento por parte das instituições responsáveis. Neste estudo bibliográfico, percebeu-se a necessidade de promover a oportunidade de elucidação sobre a educação profissionalizante como iniciativa governamental e seus impactos que podem contribuir significativamente para posteriores estudos no meio acadêmico e científico.

Biografia do Autor

  • Emerson de Sousa Costa, CEFET - MG

    Emerson de Sousa Costa professor doutor no programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG, campus Divinópolis.

Downloads

Publicado

06-03-2025

Como Citar

ARANTES, OTÁVIO VINÍCIUS; COSTA, Emerson de Sousa. DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALE TECNOLÓGICA. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 05–19, 2025. DOI: 10.36524/profept.v8iEspecial.3142. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/3142.. Acesso em: 8 ago. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 181

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.