O desempenho acadêmico e as ações afirmativas no Ensino Médio

Autores

  • Alex Lara Martins Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Almenara

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v5i1.751

Palavras-chave:

Cotas, Políticas Afirmativas, Ensino Médio

Resumo

O advento da Lei 12.711/2012, que trata das ações afirmativas nas Instituições Federais de Ensino, causou certa polêmica sobre a sua eficácia e o senso de igualdade. O objetivo do artigo é promover um estudo de caso sobre a gestão das cotas em uma instituição de nível médio, por meio da análise descritiva e quantitativa do desempenho acadêmico dos estudantes. Serão utilizadas técnicas de coleta e análise de dados a partir do Coeficiente Trimestral de Rendimento e da Média Final de cada aluno por ano do curso, de modo a comparar o rendimento dos cotistas e não cotistas ao longo dos três anos do curso. Para inferir a diferença de rendimento, essa pesquisa utilizará o ANOVA, método estatístico que estima a variância entre grupos.

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Publicado

24-09-2021

Como Citar

MARTINS, Alex Lara. O desempenho acadêmico e as ações afirmativas no Ensino Médio. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 151–175, 2021. DOI: 10.36524/profept.v5i1.751. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/751.. Acesso em: 23 dez. 2024.

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